PIBID

Subprojeto --> Licenciatura em Ciências Biológicas – UFG/Goiânia - “História e Filosofia da Ciência e o ensino por conceito: a educação básica como espaço formativo conceitual”

Justificativa e Objetivos --> Historicamente os professores em formação são pouco apresentados às questões epistemológicas, históricas e sociais do conhecimento que lecionam na educação básica, tendo seu processo formativo centrando na memorização de definições. Para superação da lógica formal imposta no ensino memorístico, compreendemos que o conhecimento do percurso lógico-histórico dos conceitos e de redes conceituais possibilitam superar os reducionismos e possibilitar a inserção dos contextos ético, histórico, filosófico e tecnológico que perpassam a atividade científica dessa área do conhecimento (NASCIMENTO Jr. et al., 2011).

O processo de formação de conceitos, que incorpora e supera a lógica formal posta, é resultado de uma atividade complexa, que exige o desenvolvimento de diversas funções intelectuais básicas (atenção deliberada, memória lógica, abstração, comparação e diferenciação) e o domínio das leis objetivas de uma Ciência, influenciando a existência de todos os fenômenos e estabelecendo uma rede de relações lógico-concretas. Assim, os conceitos científicos são mediados por outros conceitos por meio de um sistema de conexões internas, possibilitando que o objeto se apresenta ao pensamento de forma multilateral e profunda.

Nesse contexto, o objetivo geral da proposta do PIBID-Biologia é desenvolver com os bolsistas, ações junto à escola que discutam a história e a filosofia da biologia e a aprendizagem por conceitos, pautados na Teoria Histórico-Cultural (VYGOTSKY, 2008), no ensino da Biologia a partir de atividades experimentais. Com desenvolvimento do PIBID espera-se ampliar a parceria entre a IES e a Escola no sentido melhorar a formação docente inicial e continuada de todos os envolvidos no Projeto.