Projetos de pesquisa - educação e tecnologias

ATIVIDADES EM ANDAMENTO

 

2022 - Atual
Apropriação e objetivação de tecnologias no trabalho e na formação docente
 
Descrição: A inserção de tecnologias no campo educacional apresenta uma crescente relevância na contemporaneidade, tanto a nível de senso comum como no discurso acadêmico, em suas diversas possibilidades e finalidades para todos os níveis de ensino. O discurso hegemônico sobre tal inserção indica como possíveis resultados a melhoria na qualidade dos processos de ensino e aprendizagem, redução de custos, maior motivação dos sujeitos envolvidos e promoção da inclusão digital. No entanto, para compreender a essência das relações entre tecnologias e educação é preciso investigar as questões de ordem pedagógica e didática que constituem o trabalho docente. Para isso, o presente projeto dá continuidade a duas pesquisas concluídas que abordaram a tecnologia na mediação da formação docente e do trabalho pedagógico, nas quais identificamos: lacunas na avaliação de políticas públicas educacionais para o uso de tecnologias, ausência do olhar do professor sobre a sua formação e desdobramentos desta no seu trabalho. A questão que norteia o presente projeto é o processo de apropriação de tecnologias em sua dimensão epistemológica e sua objetivação no trabalho e na formação docente. O objetivo deste projeto é explicar, a partir de um projeto formativo docente, a dinâmica entre apropriação e objetivação de tecnologias no trabalho docente. A metodologia da pesquisa consiste em três etapas principais com professores da educação básica pública do município de Goiânia, quais são: entrevista, um projeto formativo, a ser desenvolvido em um curso, e re-entrevista. O projeto formativo será voltado para temática das tecnologias em sua dimensão epistemológica, com atividades teórico-práticas coletivas. O processo de entrevista e re-entrevista, a ser aprimorado a partir do já realizado em pesquisa anterior, nos permitirá apreender os elementos da racionalidade docente que se objetivam em seu trabalho. Os resultados desta pesquisa serão materializados em dois produtos: vídeo documental e e-book.
Coordenadora da pesquisa: Joana Peixoto (IFG).
Financiamento: edital universal CNPq
2019 - Atual
As tecnologias em ambientes escolares: políticas educacionais, contextos formativos e práticas pedagógicas
Descrição: Acreditamos que compreender a maneira como se organizam as pesquisas acadêmicas sobre a formação de professores, em especial de Ciências da Natureza, na relação com as políticas educacionais em suas interfaces com as práticas pedagógicas mediadas pelo uso de tecnologias nos possibilitará colocar em questão o processo de ensino-aprendizagem, as marcas do contexto sócio-histórico, as dimensões material e simbólica dos objetos técnicos, as opções metodológicas adotadas. Enfim, o conjunto de aspectos objetivos e subjetivos que configuram a organização do trabalho pedagógico. Por estas razões, propomos como questão norteadora da pesquisa: que fundamentos epistemológicos nos possibilitam explicar as relações estabelecidas entre a formação de professores, as políticas educacionais e as práticas pedagógicas mediadas por tecnologias, em especial às relativas a área das Ciências da Natureza? Trata-se de uma pesquisa longitudinal, pautada no materialismo histórico-dialético, que se articulará nas interseção de pesquisas de cunho bibliográfico, de caráter inventariante e descritivo da produção acadêmica brasileira, análise documental e possibilidade futura de entrevistas semiestruturadas, a depender de cada plano de trabalho a ser construído no prazo estipulado para esta pesquisa..
Coordenadora da pesquisa: Adda Echalar (UFG).

 

Formação-trabalho de professores de Ciências da Natureza e Matemática: questões didáticas, epistemológicas, políticas e de práxis educativa

Objetivamos explicar os fundamentos epistemológicos que subsidiam as relações entre a formação de professores, as didáticas e as práticas pedagógicas no ensino de conhecimento científicos vinculados à área de Ciências da Natureza e Matemática. Trata-se de uma pesquisa longitudinal pautada no materialismo histórico-dialético, que se articulará na interseção de pesquisas de cunho bibliográfico, de caráter inventariante e descritivo da produção acadêmica brasileira, bem como entrevistas semiestruturadas e análise documental a depender de cada plano de trabalho a ser construído no prazo estipulado para esta pesquisa. A pesquisa bibliográfica que tem por objetivo realizar um mapeamento e estudo do que foi produzido pela temática por 10 anos, ele não se limitará estudar apenas as teses e dissertações produzidas nos programas de pós-graduação stricto sensu do país, mas também artigos de revista de relevância para a área de Ciências da Natureza e Matemática. Para tanto, serão selecionados trabalhos que possua em seu título ou palavras-chaves a combinação dos seguintes descritores: didática, formação de professores, trabalho pedagógico, Biologia, Física, Química, Matemática. Acreditamos que obteremos um corpus que represente as pesquisas realizadas neste campo teórico, possibilitando apreender a sua história e base epistemológica, as principais teorias, conceitos existentes, ideias, tendências, evidências, recorrências, autores de referência, métodos de investigação, locais de publicação e lacunas deste tema. A pesquisa documental buscará complementar as informações sobre o objeto de pesquisa e não sendo suficientes para compreender o contexto de uma política pública, faz-se-á necessário ir a campo para buscar explicações das particularidades do nosso objeto de estudo. Cada plano de trabalho enviados para estudar parte do fenômeno terá suas nuances metodológicas, pertinentes ao problema investigado.

Coordenadora da pesquisa: Adda Echalar (UFG).

 

 

ATIVIDADES CONCLUÍDAS

2022 - 2023
Tecnologias e educação: contextos formativos em meio a pandemia da COVID-19
Descrição: Em função da necessidade de distanciamento social para diminuir a propagação da COVID-19, os processos educativos foram reconfigurados ao ensino remoto emergencial (ERE). Assim, a pandemia da COVID-19 intensificou o uso de tecnologias nos processos de ensinar e aprender, seja na educação básica ou superior. As ações das universidades foram amplas na busca por manter ativas suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, ainda que em contexto tão adverso. As redes de educação básica, também, se mobilizaram para responder a exigência governamental de cumprimento do calendário letivo. No contexto da educação superior, compreender a maneira como se organizam as atividades de ensino, pesquisa e extensão nas licenciaturas, em especial na área de Ciências da Natureza, na relação com as políticas educacionais nos possibilitará colocar em questão o processo de ensino-aprendizagem, as marcas do contexto sócio-histórico e as dimensões material e simbólica dos objetos técnicos. Enfim, o conjunto de aspectos objetivos e subjetivos que configuram os processos de ensinar e aprender. Por estas razões, propomos como questão norteadora da pesquisa em tela compreender, no contexto da pandemia da COVID-19, para que finalidades educativas as atividades de pesquisa, ensino e extensão das licenciaturas da área de Ciências da Natureza em universidades federais de Goiás foram reorganizadas? Esse projeto é um recorte de outras pesquisas que estão sendo desenvolvidas no âmbito do grupo de pesquisa Kadjót (Grupo interinstitucional de estudos e pesquisas sobre as relações entre as tecnologias e educação) e do Laboratório de Pesquisa em Ensino de Ciências (LAPENCI ICB UFG), nos quais sou uma das líderes/responsáveis. No momento temos uma pesquisa aprovada no edital universal do CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021 intitulada "Apropriação e objetivação de tecnologias no trabalho e na formação docente" e a pesquisa sem fomento cadastrada na UFG intitulada "A inserção de tecnologias em ambientes escolares: políticas educacionais, contextos formativos e práticas pedagógicas". Trata-se, então, de um recorte da pesquisa longitudinal, pautada no materialismo histórico-dialético, que se articulará na interseção de pesquisas de cunho documental, bibliográfico, de caráter inventariante e descritivo sobre a realidade que vivenciamos..
Coordenadora da pesquisa: Adda Echalar (UFG).
Financiamento: Fundação de Apoio à Pesquisa
2019 - 2022
Concepções de diferentes agentes sociais sobre finalidades educativas escolares no século XXI - um estudo no estado de Goiás
Descrição: A relevância das finalidades educativas no campo das políticas e diretrizes educacionais de um país decorre do fato de que elas são a referência para os projetos educacionais a serem implantados, os objetivos escolares, o currículo, as formas de organização e gestão, procedimentos de avaliação da aprendizagem, a formação de professores, entre outros. Neste projeto propõe-se uma investigação sobre concepções de finalidades educativas escolares presentes em documentos do Banco Mundial, documentos oficiais da política educacional brasileira e na produção intelectual do campo da educação, com o objetivo de esclarecer algumas questões: que funções da educação escolar são defendidas e para que segmentos sociais? que impacto social essas finalidades e funções buscam produzir? que modelo de escola está presente nas orientações? quais as concepções de finalidades educativas expressas nessas diferentes fontes? Em que se distinguem essas concepções? A pesquisa é descritivo-exploratória, bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa. A análise dos dados buscará destacar concepções partilhadas e divergentes em relação a finalidades educativas escolares, tendo em vista os problemas e desafios com que se defronta a escola no século XXI.
Coordenador da pesquisa: José Carlos Libâneo e Raquel Aparecida Marra da Madeira Freitas (PUC Goiás).
Financiamento: edital universal CNPq
2017 - 2020
A História e a Filosofia da Ciência no Ensino de Ciências ? uma revisão sistemática da produção brasileira
Descrição: Com o aumento de programas de pós-graduação, de pesquisas e de publicações em Educação em Ciências observamos um significativo acúmulo de conhecimento científico produzido que é posteriormente disponibilizado para comunidade acadêmica. Com o aumento dessa produção científica surge a necessidade de estudos que se debrucem sobre essa produção para compreender as tendências de pesquisa, metodologias empregadas, concepções teóricas, tipo de atividades desenvolvidas na escola, etc. Nesse contexto, uma das maneiras pela qual uma síntese rigorosa da temática que se quer conhecer pode ser realizada é pela Revisão Sistemática (RS). Um tema que vem crescendo dentro da área de Educação em Ciências e que potencialmente poderia ser analisado a partir da RS são os trabalhos relacionados à HFC (História e Filosofia das Ciências). A HFC representa um vasto campo de estudos e pesquisas que vem construindo suas bases teóricas e suas especificidades enquanto área do saber. Ao mesmo tempo, é uma área do conhecimento com profundas implicações para o ensino de ciências. Assim, a presente proposta é um Projeto Integrado que pretende realizar uma Revisão Sistemática (RS) da produção científica (artigos) relacionados à História e Filosofia da Ciência (HFC) e o Ensino de Ciências no Brasil nos últimos 30 anos nos seus aspectos teóricos, epistemológicos, metodológicos e didático-pedagógicos. Esta vai abrigar os Subprojetos ou projetos pontuais que serão desdobramentos dos objetivos específicos indicados neste projeto. Os subprojetos serão desenvolvidos a partir de iniciação cientifica (PIBIC, Prolicen, etc) e de pesquisas vinculadas a pós-graduação. Entendemos que o projeto é abrangente e pode trazer dados relevantes para área no sentido de fundamentar futuras ações relacionadas à proposição de atividades de ensino/ materiais didáticos/ cursos de formação de professores/ etc na área da HFC..
Coordenadora da pesquisa: Simone Sendin (UFG).
2017 - 2019
Os (des)contextos das pesquisas com o uso dos laptops do Programa Um Computador por Aluno (PROUCA) no Brasil: um estado do conhecimento
Descrição: O PROUCA é uma iniciativa da Presidência da República, em conjunto com o MEC, que visou a ?aquisição de computadores portáteis novos, com conteúdos pedagógicos, no âmbito das redes públicas da educação básica? (BRASIL, 2010, s/p). Perquirir o processo de implantação de uma política pública nos possibilita compreender as relações que a constituem, bem como os pontos de contradição e desencontros existentes. Assim, é compreender que a produção do conhecimento é resultado da construção coletiva da comunidade científica e, a partir do conhecimento da produção acumulada, adquirimos consciência dos avanços e retrocessos, das lacunas preenchidas e daquelas que permanecem em nossas atividades de pesquisa (SAVIANI, 2007). Neste contexto, buscaremos de compreender melhor a inclusão digital via ambiente escolar, por meio da análise das produções do PROUCA. Assim elencamos como problema de pesquisa: quais são as orientações teóricas que fundamentam as produções acadêmico-científicas sobre o uso dos laptops no ambiente escolar vinculados ao PROUCA no Brasil? Esse problema de pesquisa evoca como questões norteadoras: 1. Quais são os principais temas, metodologias e resultados presentes nas pesquisas de mestrado e doutorado? 2. Quais as contribuições e limites apontados nas pesquisas de mestrado e doutorado sobe este Programa? 3. Que relações se estabelecem entre os dados das pesquisas e os princípios de inclusão digital do Programa?.
2016 - 2020
O trabalho pedagógico em questão: trajetórias de usos e apropriações de tecnologias por professores da educação básica pública
Descrição: Dando prosseguimento a pesquisa anterior (Edital Universal CNPq nº 14/2012) que trabalhou com professores da educação básica do estado de Goiás, propomos como objetivo geral compreender o trabalho pedagógico escolar a partir da análise dos usos e das apropriações das tecnologias pelos professores da educação básica pública do estado de Goiás. Dentre os 76 professores entrevistados nesta pesquisa anterior, será selecionada uma amostra entre 3 e 10 professores - que possuem uma ativa prática pessoal e profissional com uso de tecnologias - de maneira a abranger diferentes estágios da vida profissional, faixa etária, disciplinas ministradas e níveis de ensino. Como procedimentos de coleta de dados serão adotadas entrevistas aprofundadas e observações. Cada professor será acompanhado e observado pelo período de um ano letivo por uma dupla de pesquisadores. Tais observações visam particularmente a investigação das relações entre as diferentes formas de usos e as distintas apropriações decorrentes de práticas com tecnologias. Com vistas ao resgate da trajetória profissional e de vida dos professores serão realizadas, pelo menos, duas entrevistas aprofundadas no período de um ano letivo, com cada um dos professores selecionados. Propomos dois produtos para a presente pesquisa: um e-book que apresentará o processo de realização da mesma, seus resultados, análise e interpretação dos dados e um vídeo documental. O vídeo documental deverá servir aos próprios professores em seus diálogos com as instituições e políticas educacionais que orientam suas formações no que tange o uso das tecnologias na educação. Ele será distribuído a todas as escolas que fizeram parte da pesquisa e órgãos-instituições relacionados à educação pública e à formação de professores, de modo a possibilitar o debate sobre as práticas educacionais com o uso das tecnologias envolvendo diretamente seus atores.
Coordenadora da pesquisa: Joana Peixoto (IFG).
Financiamento: edital universal CNPq
2015 - 2017
Os conteúdos pedagógicos digitais de Ciências da Natureza: uma análise dos objetos virtuais de aprendizagem existentes para o trabalho com os laptops do PROUCA em Goiás.
Descrição: O PROUCA é uma iniciativa da Presidência da República, em conjunto com o MEC, que visou a ?aquisição de computadores portáteis novos, com conteúdos pedagógicos, no âmbito das redes públicas da educação básica? (BRASIL, 2010, s/p). Na busca por compreender os conteúdos pedagógicos que são disponibilizados aos docentes das escolas contempladas com o Programa, durante o seu processo formativo para o trabalho na modalidade 1:1 (um computador por aluno) este projeto almeja efetivar uma análise do percurso formativos dos professores e seus formadores para o uso de objetos virtuais de aprendizagem (OVA) no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos escolares. A presente pesquisa é um recorte da pesquisa intitulada ?PROUCA em Goiás: processos formativos e concepções pedagógicas? financiado pelo edital 005/2012 pela FAPEG, coordenado pela profa. Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar, integrantes do grupo de pesquisa Kadjót (Grupo de estudos e pesquisas sobre as relações entre as tecnologias e a educação) e da REPPID (Rede Goiana de Pesquisa em Políticas Públicas e Inclusão Digital).
Coordenadora da pesquisa: Adda Echalar (UFG).
2013 - 2016 
PROUCA em Goiás: processos formativos e concepções pedagógicas
Descrição: A presente proposta objetiva analisar as concepções pedagógicas presentes nos processos formativo dos formadores do NTE e dos agentes escolares (professores e coordenadores) envolvidos no PROUCA no estado de Goiás.
Coordenadora da pesquisa: Adda Echalar (UFG).
Financiamento: edital universal FAPEG