Educação em sexualidade e gênero - RP Ciências Biológicas (2022-2024)

O subprojeto Educação em sexualidade e gênero (processo SEI 23070.012293/2023-44) faz parte do Projeto Institucional da UFG (processo nº 88887.697300/2022-00) aprovado no edital CAPES Residência Pedagógica 2022, com duração total de 18 meses. A equipe é composta por 2 prof. orientadores (docentes do departamento de Educação em Ciências - ICB/UFG), 3 professores preceptores (docentes da rede Estadual de ensino - SEDUC/GO) e 18 residentes, sendo 15 bolsistas e 3 voluntários (estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - ICB/UFG). As principais atividades são: estudo, planejamento e regência. Os momentos de estudo e discussão têm como foco 1. compreender e refletir sobre aspectos sócio-históricos e teóricos sobre gênero e sexualidade, em sua interface com a educação escolar, bem como 2. a apropriação do referencial pedagógico freiriano. Tendo como pressuposto a indissociabilidade entre teoria e prática, os momentos de estudo ancoram o planejamento de aulas que são desenvolvidas pelos e pelas residentes nas escolas de educação básica que participam do projeto (CEPI Arco Íris, CEPI Dom Abel SU e CEPI Santa Luzia).