Educação em sexualidade e gênero na escola - RP 2020-2022

Subprojeto aprovado a partir da chamada pública do Edital 01/2020 - Programa de Residência Pedagógica da CAPES, submetido como integrante do Projeto Institucional de Residência Pedagógica da UFG. A equipe é composta por 2 prof. orientadores (docentes do departamento de Educação em Ciências - ICB/UFG), 3 professoras preceptoras (duas docentes da rede Estadual de ensino - SEDUC/GO e uma do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação - CEPAE-UFG) e 28 residentes (estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - ICB/UFG). Nos 18 meses de vigência do subprojeto, foram desenvolvidas atividades de estudo, planejamento e regência, organizadas em 3 módulos de seis meses cada, com carga horária de 138 horas por módulo. Os momentos de estudo e discussão têm como foco 1. compreender e refletir sobre aspectos sócio-históricos e teóricos sobre gênero e sexualidade, em sua interface com a educação escolar, bem como 2. a apropriação do referencial pedagógico freiriano. Tendo como pressuposto a indissociabilidade entre teoria e prática, os momentos de estudo ancoram o planejamento de aulas que são desenvolvidas pelos e pelas residentes nas escolas de educação básica que participam do projeto (CEPI Dom Abel SU, CEPAE e Colégio Estadual Robinho Martins de Azevedo).